Vale a pena se especializar em Segurança do Trabalho?

No post de boas vindas eu havia falado que iria começar com diversos posts sobre cada curso, treinamentos, especializações, palestras e eventos relacionados ao assunto de Segurança do Trabalho, porém antes de podermos ir para nosso primeiro curso a ser analisado, uma pergunta precisa ser respondida, Vale a pena se especializar em Segurança do Trabalho? E irei respondê-la ao seguir com esse artigo, assim no final dele você poderá chegar em suas conclusões se é interessante ou não começar um curso na área da segurança do trabalho.

Porque se especializar em Segurança do Trabalho?
Porque se especializar em Segurança do Trabalho?

Porque se preocupar com a segurança? está é uma pergunta quase absurda, pois acredito que quase todos que estejam lendo esse post seja um humano(risos), e como humanos, somos preocupados instintivamente com a segurança, na verdade qualquer ser que sente se preocupa com ela. Sendo assim, já nos preocupamos com a segurança, durante todo nosso dia a dia estamos atentos ao que pode vir para nos prejudicar e tirar-nos de nosso conforto por estar seguro, então, agora sabemos que já nos preocupamos com ela, então porque se preocupar ainda mais a ponto de estudar sobre ela, de fazer um curso sobre a Segurança? mais especificamente a Segurança do trabalho?

Primeiro, a maioria de nós humanos trabalhamos, são raros os casos de pessoas que não precisam de trabalhar, e a realidade rotineira mais comum é a de um trabalhador que frequenta seu ambiente de trabalho por oito ou mais horas todos os dias, ou seja grande parte de nossa vida passamos trabalhando, se colocarmos, 8 horas de trabalho + 1 hora de almoço + 1 hora de janta + 8 horas de sono + 2 horas de locomoção até o trabalho, e do trabalho para casa, supondo que você more distante do trabalho e que tenha que enfrentar um trânsito amigável como o de São Paulo capital. Com isso nos restam apenas quatro horas por dia livres, que gastamos muitas vezes no celular, ou vendo televisão, lendo um livro, ou estudando, se especializando em alguma área de nosso interesse. O ponto em que quero chegar é que o trabalho está sendo como nossa segunda casa, se se já nos preocupamos com a segurança fora da empresa, também devemos nos preocupar dentro dela, pois passamos boa parte de nosso dia nele.

Segurança do Trabalho no dia a dia de todo trabalhador
Segurança do Trabalho no dia a dia de todo trabalhador

A Segurança do Trabalho surgiu para defender o trabalhador, porém ela não se limita a apenas ele, é de suma importância também para o empregador, e a todos envolvidos diretamente ou indiretamente com o trabalho. Então se devemos nos preocupar com a segurança e também com a segurança no nosso trabalho, é muito interessante que nos profissionalizamos na área, ou se ela não seja o caminho que queremos seguir, que conhecemos ao menos sobre ela, pois é relevante para todos que trabalham, é interessante conhecer as normas regulamentadores, porque elas existem para te ajudar em situações desagradáveis que possam surgir no ambiente de trabalho, ou mesmo para evitar essas situações, e é claro os acidentes de trabalho e doenças ocupacionais.

Entretanto, não só vale a pena se especializar e se profissionalizar em Segurança do Trabalho, como também é importante entender sua necessidade no mundo atual. Onde a segurança do trabalho não deve ser vista como uma obrigação, mas como uma luta a favor da saúde e integridade do trabalhador e a todos que estejam envolvidos no trabalho. Então, está esperando o que para se especializar? confira os próximos posts onde pretendo vir com cursos e treinamentos sobre a Segurança do Trabalho para você escolher o que mais lhe agradar.

Deixo este vídeo abaixo que entra também no assunto da questão principal do artigo, porque a segurança do trabalho é importante, e o porque precisamos dela para termos um ambiente de trabalho seguro, não deixe de assistir, e até a próxima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *